Abril marca maior subida na avaliação das casas dos últimos anos

O valor médio da avaliação que os bancos fazem das habitações, para conceder créditos, continua a avançar. Em Abril, o impulso deu-se sobretudo nas avaliações de apartamentos. E nas realizadas em Lisboa.
26 mai 2015 min de leitura

Os bancos estão a avaliar as casas a preços mais elevados. É o terceiro mês de subidas nas avaliações bancárias a habitações, já distantes das fortes quedas registadas durante o período da troika.

Em Abril de 2015, o valor médio da avaliação bancária, que é calculado no âmbito da concessão de crédito à habitação, avançou mesmo a um ritmo inédito desde que há dados. Subiu 2,6% em relação ao mesmo mês do ano passado e, regressando a Janeiro de 2011, não há um avanço tão expressivo.

Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), Abril foi o terceiro mês consecutivo de subidas na avaliação bancária, que se seguiu a um período de fortes descidas vivido até ao final de 2013 – quando a concessão de crédito deslizou devido aos constrangimentos impostos pela troika, o que obrigou a cortes nas avaliações bancárias.

Apesar do incremento em Abril de 2015, o valor médio situou-se em 1.016 euros por metro quadrado, semelhantes aos níveis verificados no Verão do ano passado. 

A área metropolitana de Lisboa marcou os maiores ganhos nos valores médios de avaliação bancária, a par da região Centro. Lisboa e Algarve são as zonas em que os bancos avaliam as habitações a preços mais elevados. 

Os apartamentos continuam a ter avaliações mais caras por metro quadrado do que as moradias, segundo os dados do INE.

Na análise em cadeia, a avaliação bancária média das habitações subiu 0,5% em Abril, estando há quatro meses sem decair.

Fonte: Jornal de Negócios
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.